ACESSO RÁPIDO

Via Metropolitana garante acesso rápido às praias do Litoral Norte

Um dos destinos mais procurados por baianos e turistas no verão, o Litoral Norte da Bahia é conhecido pelas belas praias. Para quem quer curtir a região, a Via Metropolitana Camaçari - Lauro de Freitas garante acesso rápido e fácil, sem congestionamento. Saindo de Salvador, o motorista deve pegar a Rodovia Cia-Aeroporto no sentido Camaçari, para evitar o engarrafamento do fim da Avenida Paralela, passando por São Cristóvão.
Morador de Abrantes, o motorista Adson Cardoso utiliza a via diariamente, desde a inauguração, em junho de 2018. “Reduz muito tempo para quem faz o percurso de São Cristovão até Vila de Abrantes. Chego a economizar de 50 minutos a uma hora, o que significa um gasto menor com gasolina e manutenção do carro. Antes, a gente não tinha como escapar daquele engarrafamento na BA-099. Agora está uma maravilha”, afirma. 
Com 11,2 quilômetros de extensão, pista dupla nos dois sentidos, sete viadutos, quatro pontes, um túnel de acesso, canteiro central e uma praça de pedágio no sentido Salvador, a Via Metropolitana desafoga o trânsito no centro de Lauro de Freitas, criando um novo acesso à cidade, a partir da Rua Gerino de Souza Filho, além de reduzir o tempo de deslocamento entre a capital e o Litoral Norte.
A segurança na via também tem atraído cada vez mais motoristas, como destaca o gerente de operações da Bahia Norte, Helcio Canedo. “Além do tempo, essa via representa um benefício de segurança para a população. É muito bem sinalizada e os recursos de emergência estão à disposição dos usuários através das nossas unidades de resgate e guinchos leves e pesados, além de um caminhão para retirada de animais de grande porte. Cada vez mais as pessoas estão utilizando esse caminho. O tráfego tem crescido numa média mensal de 24%, desde que ela foi inaugurada”.


Operação
Situada em posição estratégica, a via é pedagiada apenas no sentido Litoral Norte – Salvador, com tarifa vigente de R$ 2,20 para motos e R$ 4,40 para carros pequenos. Contudo, os motoristas que trafegam na BA-099, com sentido à capital, não precisam pagar uma nova tarifa após pagarem na Estrada do Coco. Basta apresentar o cupom com código de barras para ter a passagem liberada. 
Os usuários de sistema de cobrança automática devem passar normalmente pela pista automática na praça da Concessionária Litoral Norte (CLN) e, posteriormente, na praça da CBNorte, terão o acesso garantido.


Fotos: Paula Fróes/GOVBA





....................................................................................................

Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia
Compartilhe no Google Plus

Sobre CHICO DUVALLE

Chico Duvalle - Jornalista DRT-MA 1741 / Radialista DRT-MA 1008
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Enviar um comentário