AÇÕES DA EMBASA E ELEVAM COBERTURA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO PARA 70% EM BARREIRAS

As ações da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) para expandir o atendimento do serviço de esgotamento sanitário em Barreiras, no oeste da Bahia, elevou a cobertura para 71,7% dos imóveis atendidos na sede municipal nos últimos cinco anos. A ampliação gradual da rede coletora de esgoto conseguiu garantir que, atualmente, 39.137 mil domicílios tenham acesso a coleta e tratamento de suas águas servidas.
O sistema de esgotamento sanitário (SES) de Barreiras passou por uma ampliação significativa entregue no final de 2016 cujo investimento foi de R$ 113,3 milhões. Desde então, a Embasa foi instalando mais acessos à rede coletora para os imóveis de áreas da cidade que não tinham sido contempladas na ampliação de 2016. Só nos últimos três anos, a empresa investiu R$ 13,9 milhões e beneficiou mais 15 mil domicílios. 
O gerente regional da Embasa, Francisco Andrade, explica que todo o esgoto coletado em Barreiras é transportado para uma estação de tratamento localizada na BR-135, na saída para o Piauí, para que o efluente tratado possa ir para o rio Grande sem poluir suas águas, de acordo com a legislação ambiental. “Em muitos locais, ainda existe esgoto correndo a céu aberto, mesmo nos bairros onde já existe rede disponível e o morador pode e deve ligar a rede interna de seu imóvel à rede pública. Muitos imóveis continuam jogando esgoto na rua ou na rede de água de chuva, prejudicando aqueles que estão fazendo a sua parte”, afirma Andrade.

REFORÇO
A Embasa reforça que, de acordo com a lei estadual 7.307/98, o decreto estadual 7.765/00 e a Resolução 002/2017 da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa), o proprietário ou morador é obrigado a fazer a ligação do imóvel à rede de esgoto quando disponibilizada. Embora não tenha poder de autuar e fiscalizar, a Embasa vem trabalhando em parceria com o órgão ambiental municipal para atuar em casos graves em que imóveis continuam despejando esgoto diretamente na rua nos locais onde existe a rede de esgotamento sanitário implantada. Para saber se a rede está disponível, o usuário pode se dirigir à loja de atendimento ou entrar em contato no teleatendimento pelo 0800 0555 195.



Assessoria de Comunicação da Embasa

Unidade Regional de Barreiras (UNB)
Compartilhe no Google Plus

Sobre CHICO DUVALLE

Chico Duvalle - Jornalista DRT-MA 1741 / Radialista DRT-MA 1008
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Publicar um comentário