ALUNOS DA REDE MUNICIPAL RECEBEM ATENDIMENTO MÉDICO E ODONTOLÓGICO NA ESCOLA



O Programa Saúde na Escola realizou atendimento médico, odontológico, nutricional e psicológico para 940 alunos da Escola Municipal Dom Ricardo Weberberger, no bairro Santa Cruz, nesta segunda-feira (25). A iniciativa das secretarias municipais de Saúde e de Educação tem como meta reforçar a promoção da saúde e prevenir doenças. 

Um carro odontológico móvel foi estacionado no pátio da escola, uma equipe com quatro dentistas e vinte alunos do curso de odontologia da Faculdade Sulamérica realizaram os procedimentos, desde a profilaxia, conhecida como limpeza dental profunda, a obturação.  

A diretora da escola, Lenilda Alves, acredita que a ação preventiva contribui para evitar a evasão escola por doença, e assim sendo, excesso de faltas. “Algumas crianças ao adoecerem desanimam de vir a escola, por isso agradecemos a iniciativa da prefeitura, pois sabemos que trabalhar na prevenção das doenças no ambiente escolar fortalece o vínculo da escola com o aluno”, afirma a educadora. 

Durante as atividades, que serão estendidas para todas as unidades escolares e creches da rede municipal, os alunos recebem orientações sobre a importância da higiene bucal, consequências negativas do bullying, gravidez na adolescência, formas de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, consequências das agressões contra mulheres e adolescentes e também terão a possibilidade de fazer testes rápidos para o diagnóstico de doenças. 

O prefeito Oziel Oliveira falou sobre os benefícios da iniciativa e destacou a importância do trabalho preventivo na melhoria da qualidade de vida da população. 

“Se algum tipo de problema for detectado ainda na fase inicial, com certeza o tratamento apresentará melhores resultados e essas crianças e adolescentes poderão ter uma vida tranquila e saudável”, comentou o gestor. 

O prefeito salientou ainda que as informações adquiridas pelos estudantes durantes as palestras, poderão evitar uma série de transtornos que, muitas vezes, dificultam a integração dos alunos ao ambiente escolar.

“Esse programa também é um grande fator de inclusão social. A soma de todos esses elementos tem um importante papel na formação dos estudantes e da nova geração de luiseduardenses”, complementou o chefe do executivo municipal.

Géssica Áraújo, mãe do aluno Lucas Gabriel de 6 anos, esteve na escola pela manhã para acompanhar o filho que fez uma obturação. “Meu filho foi bem atendido e já fez o tratamento, eu não poderia levar meu filho no dentista e eles vieram na escola atender e ensinar como evitar outros problemas. Estou muito feliz”, disse Géssica abraçando o pequeno Lucas.














ASCOM -Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA
Compartilhe no Google Plus

Sobre CHICO DUVALLE

Chico Duvalle - Jornalista DRT-MA 1741 / Radialista DRT-MA 1008
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Enviar um comentário