SENADOR ANGELO CORONEL QUER COLIGAÇÃO PARA VEREADORES NAS ELEIÇÕES DE 2020



O anúncio foi feito na quinta-feira (25), pelo próprio senador, na Marcha dos Vereadores e Vereadoras
Redação
Foto: Roque de Sá/Agência Senado


O senador Angelo Coronel (PSD) está colhendo assinaturas para apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), permitindo que os partidos façam coligações para vereadores nas eleições municipais de 2020.

O anúncio foi feito na quinta-feira (25), pelo próprio senador, na Marcha dos Vereadores e Vereadoras.

Segundo Coronel, com a regra atual as eleições nos municípios ficam limitadas a dois partidos: o do prefeito e o da oposição, prejudicando o pluralismo político.
“Nós temos que entender que uma eleição municipal é diferente de uma eleição estadual ou de uma para presidente ou senador”, argumenta o senador baiano, porque segundo ele “a política do município é diferente da política do Estado e do nível nacional”.

As coligações para eleições proporcionais (deputados e vereadores) foram proibidas por uma outra PEC, de 2017, permitindo que partidos se coliguem apenas para as disputas pelos governos dos estados, Senado e Presidência da República (eleições majoritárias).

Para que seja apresentada, a proposta precisa da assinatura de 27 senadores. Irajá Abreu (PSD-TO) foi o primeiro a assinar.
Compartilhe no Google Plus

Sobre CHICO DUVALLE

Chico Duvalle - Jornalista DRT-MA 1741 / Radialista DRT-MA 1008
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Enviar um comentário