EX-SECRETÁRIA DO MEIO AMBIENTE CITA OS DEZ PROJETOS MAIS IMPORTANTES DA SUA GESTÃO

Em entrevista exclusiva ao PORTAL VALLE e Rádio Cidade FM, a ex-secretária de Meio Ambiente e Economia Solidária, Izabel de Paula falou da sua saída do comando da pasta e os avanços obtidos nesses dois anos de gestão (2017/2018).
 Izabel Crisina Ceron de Paula, deixou o comando da Secretaria de Meio Ambiente mas não deixou o Governo, ela foi nomeada como  Diretora Administrativa e Financeira, vinculada à  Secretaria Municipal de Educação e será responsável para desenvolver alguns projetos de turismo junto a Secretaria de Cultura. 

 ENTREVISTA

PORTAL VALLE:  Izabel, sabemos que o foco maior da gestão foi resolver o problema do lixão, gostaria que a senhora iniciasse essa nossa entrevista falando sobre o Aterro Sanitário e a Mitigação do lixão. o que realmente foi realizado, as licenças ambientais já foram liberadas.


IZABEL DE PAULA: Foi um conjunto de situações, começamos praticamente do zero e sem sombras de dúvidas nosso maior foco foi o Lixão, mas encontramos pelo caminho muitas demandas que também eram de urgência. 
Quanto ao lixão foi realizada a seguintes obras de mitigação: limpeza do entorno, cercamento, construção de guarita, plantio de sansão do campo, taludamento e recobrimento, colocação de placas e contratação de um vigia essas ações estão lá funcionando devidamente.
Quanto ao aterro foi realizada a aquisição de uma área de 20 ha para implantação do aterro sanitário municipal localizado na Fazenda Bananal a 15 km da sede do município, inclusive você estava lá, vereadores, moradores e autoridades como o prefeito Oziel e a deputada Jusmari Oliveira fizeram questão de estarem presente, foi uma luta de uma gestão inteira. 
Foi assinado dois TERMOS DE COMPROMISSOS para a construção do aterro sanitário e para a mitigação do lixão. Neste período a gestão aguarda a licença ambiental para a emissão da ordem de serviço de construção, esse aterro sanitário é uma realidade, temos um prefeito comprometido e a execução dessa obra será em breve.

PORTAL VALLE:  Luís Eduardo Magalhães é hoje um dos 100 municípios indicados ao prêmio de Gestão Ambiental, como você consegui essa proeza?   

IZABEL DE PAULA: É verdade, Luís Eduardo Magalhães foi indicada ao Prêmio de Gestão Ambiental, é um evento promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em conjunto com a Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA). O anúncio dos municípios indicados foi realizado pela secretária de Articulação e Cidadania Institucional do MMA, Rejane Pieratti, na 131ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), em Brasília, ficamos muito felizes, mas foi uma conquista de uma equipe que se doou.
Somos 5.570 municípios do Brasil, e estar entre as 100 cidades que mais adotaram medidas sustentáveis na gestão pública e entre as 10 dos 417 municípios da Bahia, para nós é o reconhecimento de um grande trabalho, para chegar até aqui tivemos total apoio do prefeito Oziel Oliveira.
No total, foram 100 municípios contemplados, mais os 27 que integram as secretarias de Meio Ambiente das capitais do Brasil e do Distrito Federal. A premiação está prevista para junho de 2019, no Fórum Brasil de Gestão Ambiental, que será realizado em Campinas (SP), fico feliz porque minha cidade conseguiu avançar.

PORTAL VALLE:   Sabemos que todo inicio de gestão é difícil, o prefeito Oziel assumiu um município com as finanças arruinadas, obras inacabadas, saúde na UTI e uma Secretaria de Meio Ambiente com uma estrutura de trabalho caótica, como você conseguiu melhorar a estrutura?


IZABEL DE PAULA: Acompanhamos tudo de perto e com muita confiança de que iria dar certo, e deu certo. A Prefeitura conseguiu fazer alguns acordos junto a empresas que foram multadas por crimes ambientais e com isso garantimos:

Reforma do Centro de Educação Ambiental e do viveiro municipal.
Aquisição de 03 impressoras para os funcionários 
Aquisição de 01 notebook para as atividades de educação ambiental
Aquisição de 01 carro zero Km – Mobi

PORTAL VALLE:  Qual foi o resultado e a experiência adquirida na I CONFERÊNCIA INFANTO-JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE que envolveu comunidade escolar para preservação da água, quantas escolas participaram do projeto.

IZABEL DE PAULA:  Participaram desse evento alunos de 10 escolas da Rede Municipal de Ensino, a 1ª Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio-ambiente trouxe para nós uma experiência única. A iniciativa, é resultado de um processo pedagógico que reuniu estudantes, professores e a comunidade escolar para discutirem propostas de conservação ambiental, juntamente com as secretarias de educação e meio ambiente. Este ano, o tema escolhido foi “As Escolas da Bahia Cuidando das Águas”.
 Os projetos apresentam soluções para o consumo racional e a preservação dos recursos hídricos, por meio também de trabalhos desenvolvidos pelos estudantes, com orientações dos professores. 04 projetos foram escolhidos para representar o Oeste na Conferencia Estadual e 02 projetos na Conferencia Nacional.

PORTAL VALLE: Recentemente o município de Luís Eduardo Magalhães reecebeu o SELO VERDE, um reconhecimento ao trabalho de preservação ambiental, como esse trabalho foi desenvolvido?


IZABEL DE PAULA:: A secretaria de Meio ambiente e Economia Solidária de Luís Eduardo Magalhães realmente foi contemplada com o Selo Verde do PROGRAMA A3P – Agenda Ambiental da Administração Pública. Mantivemos as ações da A3P. O reconhecimento é resultado da qualificação de funcionários públicos em educação ambiental com o objetivo de reduzir os impactos no dia a dia.
Por meio de medidas simples,como a redução do uso de copos plásticos, a utilização corretas de computadores e o o racionamento de energia elétrica, eles economizam recursos do município e preservam o meio ambiente. A iniciativa teve total apoio do executivo municipal por meio Decreto 603/2017.

PORTAL VALLE:  A senhora poderia citar atividades de gestão como; Qualificação e Educação Ambiental, a Secretaria também avançou nesse tema?

IZABEL DE PAULA: Sim, sim, Realizamos diversas atividades de educação ambiental: 92 palestras, reuniões, ações e atividades, num total de 1.500 crianças, jovens e adultos, em parcerias públicos e privadas.

PORTAL VALLE:   Recentemente tivemos o lançamento do Programa Despertar 2019, a senhora ainda respondia pela pasta, como funciona, qual público alvo?


IZABEL DE PAULA:: O Programa Despertar em Luís Eduardo Magalhães atende um total de 1087 alunos e 86 professores, sendo 100% das escolas do campo (5 unidades) inseridas no Programa, a Secretaria tem uma parceria com a Secretaria de Educação. É um programa voltado para os alunos do campo, mas que até alunos da área urbana vem sendo inseridos nesse programa.

PORTAL VALLE:  Um município para funcionar de forma correta tem de estar em dia com sua certidões, a SEMA já recebeu seu atestado de regularidade.

IZABEL DE PAULA:
Recebemos o Atestado de Regularidade do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento) – ano 2017 e 2018, tornando adimplente com as obrigações de fornecimento regular de dados nos serviços de manejo de resíduos sólidos urbanos e manejo das águas pluviais. Essa demanda também foi bastante arrojada e se não posse o esforço do prefeito Oziel dificilmente teríamos nosso atestado. 

PORTAL VALLE: Como você avalia às parcerias com público-privado através do programa adote uma arvore? 


IZABEL DE PAULA::Foi positivo! Realizamos implantação do Sistema de Coleta da Poluição do Ar juntamente com a empresa Galvani, com o objetivo de verificar a qualidade do ar próximo a área da fábrica, que irá emitir boletins mensais de avaliação, que também contempla uma estação meteorológica.
Outro grande parceiro do mancípio e da SEMA é o Grupo Santo Antônio, a Praça da Avenida JK é um dos cartões postais da nossa cidade, a empresa também adotou uma outra praça  no bairro Santa Cruz, é gratificante. 


PORTAL VALLE: A SEMA tem vários setores, nesses dois anos a senhora pode nos citar as principais ações e projetos desenvolvidos nesses últimos dois anos?


IZABEL DE PAULA:
ATIVIDADES REALIZADAS PELO SETOR DE FISCALIZAÇÃO:
Autos de infração: 89
Notificações: 314
Reclamações Atendidas: 514
ATIVIDADES REALIZADAS PELO SETOR DE LICENCIAMENTO
Emissão de Licenciamentos Ambientais - 44
Certidão de Uso e ocupação do Solo Rural – 208
ATIVIDADES REALIZADAS – PROJETO PLANTE O VERDE
Entregas de Mudas de árvores: 7.739
Doação de 2.000 mudas de flores
AUTORIZAÇÕES DE DESCARTE DE PNEUS INSERVÍVEIS – ECOPONTO: 
Descarte de inservíveis: 2.281 toneladas de pneus
ATIVIDADES REALIZADAS PELO SETOR DE CAAFE – COORDENAÇÃO DE ATENDIMENTO À FAMÍLIAS ENLUTADAS:
Número de Atendimentos: 400
Ampliação do Cemitério Municipal, e ambientalmente correto com uso de invólucro.

PORTAL VALLE: Queremos agradecer sua atenção dispensada a imprensa local e desejar-te boa sorte nesse novo desafio.



IZABEL DE PAULA:Nós é que agradecemos essa parceria com a imprensa de Luís Eduardo Magalhães e nos colocamos a disposição para qualquer esclarecimento. Quero agradecer também o prefeito Oziel pela confiança em mim depositada. Obrigado à todos!
Compartilhe no Google Plus

Sobre CHICO DUVALLE

Chico Duvalle - Jornalista DRT-MA 1741 / Radialista DRT-MA 1008
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Enviar um comentário