#MARANHÃO MAIS PRODUTIVO NA AGROBALSAS 2019!



EMOCIONANTE. Essa é a palavra para descrever a história de luta e superação das heroínas da Rede Mulheres do Maranhão. Difícil resumir em poucas linhas, mas vamos tentar.

Elas são “ex-bandequeiras”, mulheres que vendiam produtos feitos em casa, à base principalmente de coco babaçu, além de outras frutas nativas. Os pontos de venda eram as janelas dos trens que levavam e traziam trabalhadores da Vale do Rio Doce, de casa para o trabalho e vice e versa.

Muitas eram as dificuldades: andavam cerca de 7 km de casa até a estação, carregando os produtos na cabeça, tinham apenas 3 minutos para oferecer, entregar, cobrar e dar troco. Mas iam levando. Até que um dia climatizaram os vagões. Com as janelas fechadas, como vender?

Dificuldade no limite, encontraram um novo caminho. Foram estudar, aprender sobre empreendedorismo, mercado. A ONG Isis entrou em cena e ajudou-as a diversificar produtos, a elaborar e aprimorar novas receitas. Elas ganharam maquinários para facilitar e ampliar a capacidade de produção, aprenderam o melhor aproveitamento da matéria prima. Seus produtos ganharam marca, rótulos e embalagens lindas.

A Rede Mulheres do Maranhão conta mais de 100 componentes, de diversas cidades do Maranhão e até do Pará. Cada uma tem seu papel definido, desde “quebradeiras” de coco, até as que cuidam da promoção, como a Luzia e a Júlia, de Buriticupu, e a Francisca, de Alto Alegre do Pindaré, que receberam o Canal Matopiba no stand da Rede, na Agrobalsas.

Hoje as ex-bandequeiras são mulheres de negócios. Continuam produzindo de forma artesanal, a partir do babaçu, do coco da praia, da macaxeira e cupuaçu, uma linha de diversos produtos. Investiram também na linha cosmética. E já estão na internet!

Através do site redemmaranhao.com.br já vendem alguns produtos, como o óleo, o azeite e o spray de babaçu.

Entra lá e confere.

Agora se puder, levante e bata palmas para essas guerreiras do agro!

Quantas curtidas elas merecem?

#ÉAgroTáAqui
#CanalMatopiba
#AgroBalsas2019
#RedeMMaranhão

Compartilhe no Google Plus

Sobre CHICO DUVALLE

Chico Duvalle - Jornalista DRT-MA 1741 / Radialista DRT-MA 1008
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Enviar um comentário