CONCURSO PREMIA MENSAGENS DE ESTUDANTES NA ABERTURA DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE


As melhores paródias, poesias e desenhos produzidos pelos estudantes no Colégio Municipal Eurídice Santana, no bairro São Pedro, em Barreiras foram premiadas por concurso realizado pela Embasa e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, hoje (5), no auditório da própria unidade escolar. A entrega dos prêmios ocorreu na abertura da Semana do Meio Ambiente com a participação de cerca de 250 estudantes do 6º ao 9º ano. Com o tema “Quem sintoniza com a vida, cuida do entorno”, a ação também contou com as parcerias da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), Tetra +, OAB e Mundo Lindo. As atividades seguem até sexta-feira (7) e incluem recuperação de nascentes na zona rural e trilha ecológica.
O primeiro lugar ficou com a estudante Joyce Mayana de Oliveira dos Santos, 13, do 8º ano, que subiu sozinha ao palco para cantar a paródia da música “Jenifer”, do Gabriel Diniz.  Com os versos “Você tá jogando o lixo no meio da rua ou em qualquer lugar e não tá nem aí. Mas peraí, mas peraí”, a estudante ganhou uma bicicleta como prêmio. “Eu escrevi sozinha e estava com a música já na cabeça. Fui só montando a letra mais focada na importância de jogar o lixo no lugar certo. O futuro do meio ambiente depende do que fazemos hoje”, explicou, emocionada.
Para a diretora da Escola, Ângela Dellenburg, a ação foi abraçada pelos estudantes. “É uma temática fundamental para despertar a nossa comunidade a pensar no futuro, utilizando os recursos de forma sustentável. Os alunos se inspiraram no Dia do Meio Ambiente e apresentaram os trabalhos. Tenho certeza que a mensagem foi incorporada. Hoje, uma semente foi plantada”.
O secretário de Meio Ambiente de Barreiras, Demóstenes Junior, acredita na promoção destas ações para despertar, principalmente, nas crianças e nos adolescentes, a consciência do uso sustentável dos recursos naturais. “As parcerias com os órgãos do poder público, Ong´s e iniciativa privada são fundamentais para garantir a sensibilização da sociedade”, afirma.
Ao trabalhar o tema “Quem sintoniza com a vida, cuida do entorno” nos concursos, a assistente social da Embasa, Geisa Mendes, entende que a missão foi cumprida ao perceber nos trabalhos apresentados a incorporação da mensagem. “Eles demonstraram preocupação com as atitudes simples que todos podem fazer no cotidiano como não jogar o lixo ou esgoto na rua, não desperdiçar a água e cuidar das plantas. São ações simples, mas que se todos fizerem juntos, se tornam grandes”, afirma.
A Embasa está promovendo, ao longo desta semana, atividades em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente nas principais cidades baianas, integrando funcionários, servidores públicos, lideranças comunitárias, estudantes, moradores e Ong´s para celebrar e pensar sobre como conviver de forma sustentável com o ambiente.





Assessoria de Comunicação da Embasa
Unidade Regional de Barreiras (UNB)

Compartilhe no Google Plus

Sobre CHICO DUVALLE

Chico Duvalle - Jornalista DRT-MA 1741 / Radialista DRT-MA 1008
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Enviar um comentário