EMBRAPA CERRADOS LANÇA PÁGINA SOBRE COLEÇÃO ENTOMOLÓGICA E VÍDEOS


Foto: Breno Lobato
Breno Lobato - Coleção Entomológica da Embrapa Cerrados ganha página na internet
Coleção Entomológica da Embrapa Cerrados ganha página na internet
Em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Embrapa Cerrados disponibiliza na internet uma página dedicada à Coleção Entomológica da Unidade e três vídeos que mostram a importância dos insetos e das coleções entomológicas, o planejamento de expedições científicas de coleta e os procedimentos para a coleta de insetos no campo.
Os conteúdos foram produzidos com o apoio de dois projetos de pesquisa – “Insetos do Cerrado e suas funções nos ecossistemas: organização e sistematização da Base de Dados para Ações de Pesquisa e Transferência”, da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), e “Biodiversidade de Insetos e suas Funções nos Ecossistemas: Sistematização da Base de Dados para Ações de Pesquisa e Transferência”, da Embrapa, liderados pelo analista Amabílio de Camargo.
página da Coleção Entomológica da Embrapa Cerrados (https://www.embrapa.br/cerrados/colecao-entomologica) reúne textos, imagens, publicações e vídeos sobre o papel dos insetos na natureza, biodiversidade de insetos, metodologias de captura, transporte e preparação de insetos em laboratório, a importância de uma coleção científica para o desenvolvimento de diversas pesquisas e inovações tecnológicas, bem como as fitofisionomias do Bioma Cerrado. Também descreve as Ordens de insetos, fornecendo uma lista das famílias – para duas delas (Saturniidae e Sphingidae) também são apresentadas as subfamílias, os gêneros e as espécies. 
“Para as demais famílias de insetos, todas essas informações serão disponibilizadas ao longo do tempo, já que a página agregará novos dados de forma permanente, não estando vinculada apenas a um projeto específico”, explica Camargo. No caso da família Sphingidae, já é possível acessar as imagens e textos com a descrição dos caracteres que identificam cada espécie de inseto, bem como a distribuição e as plantas que polinizam. As informações foram extraídas da publicação “Mariposas Polinizadoras do Cerrado: identificação, distribuição, importância e conservação”.
A Coleção Entomológica da Unidade conta com acervo de quase 100 mil exemplares de mais de 24 mil espécies de insetos coletados no Bioma Cerrado desde 1975, que pode ser consultado por especialistas em entomologia. A coleção dá suporte a pesquisas de caracterização da biodiversidade do Cerrado; estudos sobre impacto ambiental que utilizam insetos como indicadores; estudos de morfologia; controle biológico de pragas; distribuição geográfica; taxonomia; efeitos da fragmentação de habitats sobre as populações de insetos e serviços ecossistêmicos.
Vídeos
Disponíveis no canal da Embrapa no YouTube e na página da Coleção Entomológica da Embrapa Cerrados, os três vídeos fazem parte de uma série que retrata desde as funções dos insetos até o passo-a-passo para a realização de coletas no campo para o posterior depósito de exemplares numa coleção entomológica.
De caráter introdutório, o primeiro vídeo trata do papel dos insetos na natureza e na vida do homem e a importância das coleções entomológicas. São apresentadas as diferentes funções desempenhadas pelos insetos nos ecossistemas que afetam positiva ou negativamente a vida de todos – eles podem atuar como polinizadores, produtores de mel ou de seda, realizar controle biológico, limpeza de carcaças ou até causar sérios danos às culturas sob a forma de pragas agrícolas. Além de enfatizar a biodiversidade de insetos e a importância das coleções entomológicas no desenvolvimento de diversas pesquisas, o vídeo destaca a importância e as finalidades da Coleção Entomológica da Embrapa Cerrados. 
O segundo vídeo mostra como planejar e executar uma expedição científica para a coleta de insetos no campo. São mostrados os diversos aspectos que devem ser considerados para o sucesso de uma expedição científica para estudo ou coleta de insetos no campo, como as licenças exigidas, os materiais necessários, a escolha das áreas, a época mais adequada e as condições meteorológicas para um melhor custo/benefício dos estudos. Também apresenta instruções detalhadas sobre a montagem e o uso da armadilha luminosa de pano, ideal para a captura da maioria das espécies de insetos.
Já o terceiro vídeo descreve a metodologia para coleta de insetos no campo, abordando de forma breve a escolha das espécies a serem coletadas, dependendo da finalidade; as diferentes maneiras de captura; e os dados abióticos e biótipos que devem ser registrados em planilhas e que constituem as referências de cada exemplar coletado.
Clique nos links e assista aos vídeos:

Share on Google Plus

About CHICO DUVALLE

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Enviar um comentário