ABAPA MANTÉM AGENDA DE TREINAMENTOS JUNTO AOS PROFISSIONAIS DO SETOR AGRÍCOLA



A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) mantém a promoção de capacitações e atividades ligadas à saúde dos trabalhadores ligados ao agronegócio à todo o vapor. Por meio do Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia, a entidade realizou na última semana os cursos de tratorista agrícola na Fazenda Xingu Agrícola, com uma turma formada somente com mulheres de São Desidério; e de Gestão Financeira, destinada aos profissionais de Recursos Humanos das fazendas da área agrícola do Rosário, em Correntina. Estes cursos foram promovidos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), sendo finalizados na ultima sexta-feira (9).

A entidade também vem levando ações que levam qualidade de vida e saúde ocupacional para os colaboradores nas fazendas. Em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), 50 funcionários da Fazenda Chaparral, do grupo Brasil Agro, localizada em Correntina, receberam atendimento médico durante os exames periódicos. Neste período, o Centro também promoveu o primeiro treinamento para mecânicos das fazendas para manutenção e conservação de caminhões pesados, em parceria com a Gotemburgo/Volvo. Ainda este ano, estão previstos novos cursos desenvolvidos em parceria com outros dois novos parceiros: a Pivodrip/Valley, e a ABA/Air Tractor, para a promoção de capacitações em manutenção e operação de pivôs de irrigação e em aeronaves agrícolas, respectivamente.

Para o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, todas estas ações somente demonstram o profissionalismo e o cuidado no qual o setor agrícola vem levando àqueles que se dedicam à agricultura no Oeste da Bahia. “Atualmente, a estrutura física do Centro de Treinamento, localizado em Luís Eduardo Magalhães, foi ampliada e estamos fechando novas parcerias para ministrar mais cursos e envolver cada vez mais a cadeia produtiva na capacitação dos profissionais envolvidos com o setor agrícola dentro e fora das fazendas”, afirma.

Com a ampliação, a estrutura passa a disponibilizar mais salas para a coordenação e professores, 2 auditórios, 4 salas de aula, laboratórios de elétrica/hidráulica, pneus agrícolas e rodoviários, agricultura de precisão, manutenção básica de caminhão, dentre outros. No ano passado, foram 10.526 mil pessoas treinadas em 383 atividades como: Operação e Manutenção de Colheitadeira de Grãos, NR 31.8 Aplicação de Agrotóxicos, NR-33 Espaço Confinado, Segurança e Saúde do Trabalhador na Era do E-Social, dentre outros.

A Abapa, por meio do CT, promove os cursos em parceria com a Agrosul/John Deere, Veneza Equipamentos/John Deere, Oeste Pneus/Pirelli, SPRB, SPRLEM, SENAR, SESI, SENAI, CIEB, IEL, além do apoio do Fundeagro e do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).

Assessoria de Imprensa Abapa –
Compartilhe no Google Plus

Sobre CHICO DUVALLE

Chico Duvalle - Jornalista DRT-MA 1741 / Radialista DRT-MA 1008
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Enviar um comentário