POSSE DO REITOR ANDRÉ BERGAMO MARCA A OFICIALIZAÇÃO DA UNIFASB COMO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO OESTE BAIANO


O Centro Universitário São Francisco de Barreiras (UNIFASB) celebrou, na manhã desta terça-feira (15), a passagem da reitoria temporária para a definitiva, em solenidade realizada no ginásio multiuso da instituição. Com a elevação, pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), do status do UNIFASB, novos cargos diretivos foram criados para atender às mudanças na estrutura organizacional. Para o cargo de reitor, foi empossado, de modo definitivo, André Henrique Bergamo. O dirigente exercia na antiga Faculdade São Francisco de Barreiras a função de diretor administrativo. Com a posse, ele assume também a articulação política, uma das atribuições peculiares do novo posto. Três pró-reitoras foram nomeadas: Joana Neiva Ramos (Administração), Marilissa Dobrachinski (Ensino) e Luciane Joia (Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação).
“Apesar de já termos a qualidade de ensino do UNIFASB reconhecida pelo MEC e pela sociedade, nosso principal objetivo é continuar reforçando essa marca. O mundo está muito mais dinâmico hoje, então, sempre que necessário, devemos repensar, planejar e ter a capacidade de rápida adaptação”, disse o reitor. Sobre o foco do trabalho, o reitor disse que, no primeiro momento, a prioridade é investir ainda mais nos 12 cursos existentes, por meio do aperfeiçoamento da estrutura física e dos recursos humanos, em vez de buscar a abertura de novos cursos. “Temos compromisso com os estudantes que escolhem o UNIFASB. Por isso vamos trabalhar para oferecer a eles uma formação cada vez melhor”, concluiu André Bergamo.
O cerimonial reservou espaço para o discurso do professor João Bosco Pavão, um dos primeiros diretores acadêmicos do UNIFASB, que respondia pela reitoria pro tempore e empossou o atual reitor de modo definitivo. “Me sinto orgulhoso de fazer parte desse projeto. No início, 20 anos atrás, foi visto com desconfiança, mas com o avanço das atividades, as pessoas viram que se tratava de um empreendimento sério”. Bosco atribui, também, o desenvolvimento da UNIFASB a outros fatores. “Chegamos a um patamar elevado por conta da celeridade com que as soluções são implementadas. Quando sentimos a necessidade de contratar professor, de adquirir um equipamento ou construir uma estrutura, não precisamos pedir autorização ao Legislativo, a mantenedora investe, resolve a questão e faz o trabalho evoluir”, pontuou.
Representante do poder público municipal, juntamente com vereadores e servidores da área da educação, a chefe de gabinete da Prefeitura de Barreiras, Marileide Carvalho, marcou presença no evento. “O trabalho realizado pelo UNIFASB é de excelência. Basta conhecer um pouco sobre o mercado de trabalho na região para comprovar a qualidade e a quantidade de profissionais que essa instituição forma. Destaco, nesse momento de crescimento, a visão de futuro, com o Hospital Universitário, que vai fazer com que toda a região conheça uma nova forma de fazer saúde, por meio da educação”, elogiou.
Tadeu Sérgio Bergamo, diretor presidente do Instituto Avançado de Ensino Superior de Barreiras (IAESB), entidade mantenedora da UNIFASB, também participou da solenidade, com um pronunciamento sobre os investimentos realizados para a estruturação dos cursos, os ganhos institucionais com a migração para Centro Universitário e a igualdade entre os cursos da UNIFASB, em relação à atenção recebida por parte da mantenedora. Ele enfatizou a importância do Centro Integrado de Saúde, que foi entregue aos acadêmicos nesta segunda-feira (14), para o aproveitamento pedagógico de todos os cursos da área.
A UNIFASB teve sua trajetória iniciada com a aula inaugural em 1999 para os dois primeiros cursos: Administração e Ciências Contábeis. Após 20 anos, conta com 10 cursos de graduação, dois tecnológicos e três pós-graduações, sede própria com moderna infraestrutura, Unidade de Serviços para atendimentos nas áreas da saúde, contábil e jurídica à população, e qualificado corpo docente. O Hospital Universitário será construído com um investimento de R$ 40 milhões e a geração de 800 empregos diretos, quando inaugurado garantirá um novo modelo de atendimento em saúde na região Oeste.

 Araticum Comunicação – 16/10/2019
Informações para a Imprensa:
Hebert Regis – (77) 9.9978 0913 ou hebert@araticum.jor.br
Nádia Borges – (77) 9.9115 8050 ou nadia@araticum.jor.br  


Compartilhe no Google Plus

Sobre CHICO DUVALLE

Chico Duvalle - Jornalista DRT-MA 1741 / Radialista DRT-MA 1008
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Enviar um comentário