NOVEMBRO AZUL: HOMENS DA MELHOR IDADE DO PROMATI PARTICIPAM DE PALESTRA PREVENTIVA SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA


Hoje (06) pela manhã, a prefeitura de Luís Eduardo Magalhães através da secretaria de Trabalho e Assistência Social, realizou uma palestra preventiva em alusão à campanha do Novembro Azul, para os homens da melhor idade que participam do Programa Municipal de Atendimento à Terceira Idade (PROMATI).

O ministrante foi o médico geriatra do PROMATI, Carlos Perkueny, que abordou os cuidados para a prevenção do câncer da próstata e a importância dos exames preventivos.

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens e é a causa de morte de 28,6% da população masculina. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, homens negros apresentam risco de duas a três vezes maior que o restante da população masculina, bem como o dobro da probabilidade de morrer por conta da doença, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Para Carlos Perkueny, é importante ter hábitos que diminuem o risco de ocorrência do tumor. “Prevenir é a melhor solução, então é preciso manter uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gorduras de origem animal; praticar pelo menos 30 minutos diários de atividades físicas; moderar o consumo de álcool e não fumar”, o médico reforça a necessidade do exame preventivo para homens a partir dos 50 anos, e dependendo do histórico familiar a partir dos 45 anos.

O Ministério da Saúde indica como exames preventivos, o de toque retal e o PSA, que mede a quantidade de antígeno prostático específico, uma proteína que, dependendo do nível em que se encontra no sangue, pode indicar a presença de câncer ou algum tipo de inflamação na próstata.

“Temos observado que muitos homens preferem fazer o PSA, contudo é comprovado que a forma mais eficaz de descobrir precocemente o câncer de próstata ainda é o exame de toque retal, portanto precisamos quebrar essa barreira e o tabu que alguns ainda têm sobre esse assunto”, afirmou o geriatra.

Haverá ainda neste sábado (09), na Policlínica Municipal, um grande mutirão para a prevenção e o diagnóstico do câncer de próstata. A ação acontece das 8h às 12h e é voltada para homens com mais de 50 anos. Para participar é necessário que o paciente leve um documento oficial com foto e o cartão do SUS.





Assessoria de Comunicação (ASCOM)
Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA
Compartilhe no Google Plus

Sobre CHICO DUVALLE

Chico Duvalle - Jornalista DRT-MA 1741 / Radialista DRT-MA 1008
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Enviar um comentário