Redação INTEGRADA-MSN
Murilo Fagundes
O presidente Jair Bolsonaro, acompanhado do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e do ministro Bento Albuquerque (MME), visitam o Amapá© TVBrasil/Youtube O presidente Jair Bolsonaro, acompanhado do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e do ministro Bento Albuquerque (MME), visitam o Amapá
O presidente Jair Bolsonaro disse neste sábado (21.nov.2020) que o governo está “na iminência de assinar uma MP [Medida Provisória] para dar uma medida compensatória a todos os que foram prejudicados com falta de energia” no Amapá. O anúncio foi feito ao lado do ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia) e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), em Macapá.
“A 1ª medida será uma MP que vai isentar [o pagamento da conta de energia de] todos os consumidores do Amapá por 30 dias anteriores à edição da medida”, disse Bento Albuquerque.
Catorze das 16 cidades do Estado vivem instabilidade no fornecimento de energia desde 3 de novembro. Houve 1 incêndio em uma subestação de Macapá, administrada pela LMTE (Linhas de Macapá Transmissora de Energia), que danificou 2 dos 3 transformadores existentes, resultando em 1 apagão. O 3º transformador está em manutenção desde dezembro de 2019.
Bolsonaro disse que o Estado está próximo do restabelecimento completo de energia. “Acredito que, nos próximos dias, ao apertarmos start de novos geradores de pequeno potencial, no somatório, brevemente atingiremos então a plena suficiência”, afirmou.
Novo planejamento energético
Albuquerque anunciou, ao lado de Bolsonaro, que o governo pretende apresentar 1 novo plano energético para algumas regiões do Brasil nos próximos 15 dias. Segundo ele, o “grupo de crise está estudando o planejamento energético não só do Amapá, mas de outras regiões que têm características semelhantes”.
“Podemos garantir que a segurança energética vai permanecer no Estado daqui para frente”, disse.