Na justificativa a parlamentar enalteceu as qualidades do homenageado e fez uma breve relato da vida dele. “Dr. Brancildes Olímpio do Espirito Santo Junior nasceu em Maceió – Alagoas em 10 de agosto de 1956. Onde formou-se médico em 1984 na Escola de Ciências Médicas de Alagoas. E em 1996 veio para Barreiras – Bahia com sua esposa Dra Maria das Graças Melo do Espirito Santo e seus três filhos E foi um dos fundadores da UNISANG. Foi médico e Diretor da Agência Transfucional e Presidente da Comissão Ética do Hospital do Oeste.
Atendeu como médico clínico na região Oeste da Bahia nas cidades de Cotegipe, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves e São Desiderio. Foi um dos fundadores do Hemocentro Regional de Eunápolis –Bahia e da Agência Transfusional do Hospital e Maternidade Manoel Novaes em Itabuna-Ba. Foi 1º Secretário do Conselho Regional de Medicina-Subseção Oeste da Bahia. Foi radialista registrado DRT, e atuou em Barreiras com o programa Saúde em Debate, que foi sucesso na Radio Vale do Rio Grande. Um homem integro, ético e amado por todos os Barreirenses. Seu legado de compromisso com a sociedade continua através da sua esposa Dr Garça Melo e seus filhos médicos Dr. Thiago, Dr Rodrigo e Dra Jessica.
Durante todos os anos em que viveu em Barreiras, Dr Brancildes Júnior, como era mais conhecido, fez amizades e conquistou o respeito e a admiração de todo o povo da região. Humano, dedicado, não tinha dia e nem hora em que ele não se colocasse a disposição da sociedade no exercício da medicina. Entrou na política e foi eleito vereador, chegando a presidência da Câmara Municipal de Riachão das Neves onde prestou relevantes serviços.
Hoje a população da região sente imensa falta do trabalho, da alegria e do compromisso do Dr Brancildes Júnior com a sociedade. Seu falecimento precoce, vítima da Covid-19 provocou profunda comoção em Barreiras e no Oeste Baiano. Um ser humano exemplar que merece ter seu nome eternizado em uma Unidade de Oncologia do Hospital do Oeste pelo carinho e pela forma de acolhimento que ele, segurarmente, teria com as pessoas que padecem desta doença. Com seu otimismo e sua fé na vida ele seria um raio de luz, uma esperança para quem chegasse a Unidade de Oncologia.
Esta é a homenagem que faço a um grande amigo, grande médico e com relevantes serviços prestados ao povo de Barreiras e do Oeste Baiano. Temos plena confiança que este Projeto de Lei contará com o apoio de todos os nossos colegas parlamentares por ser uma homenagem a quem se dedicou a salvar vidas e morreu por ser da linha de frente no combate Pandemia da Covid-19”, finalizou Jusmari.
Ascom