EM REUNIÃO, AIBA E PRODUTORES DE RODA VELHA ABORDAM O CENÁRIO DO AGRONEGÓCIO REGIONAL



A programação de reuniões das comunidades ligadas à Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) chegou à localidade de Roda Velha, no município de São Desidério, nesta quinta-feira (12). Na ocasião, a comitiva da entidade foi recebida no pavilhão da igreja católica, pelos produtores da região. Os tradicionais encontros, realizados anualmente, são considerados estratégicos para a definição dos temas locais e regionais a serem pleiteados pelo setor.

Na abertura do evento, o presidente Odacil Ranzi, destacou o papel do associativismo como fator de desenvolvimento. “Juntos somos fortes, mas unidos somos imbatíveis, esta é uma certeza que tenho, e que faço questão de falar nesses eventos, para lembrar que o produtor pode ter suas pautas atendidas, se lutarmos juntos, principalmente se levarmos em consideração a representatividade que nossa entidade tem conquistado a cada ano”, disse.

Na sequência, o diretor executivo da Aiba, Alan Malinski, detalhou os projetos e investimentos realizados em toda a região e abordou as principais pautas de destaque nos encontros com autoridades estaduais e federais, lembrando aos produtores do sucesso alcançado em algumas delas, a exemplo da equalização do ICMS do milho, em que o valor o percentual do imposto caiu de 12% para 2%. Os vice-presidentes, Moisés Schmidt e Willian Seiji Mizote, e o diretor financeiro, Hélio Hopp, também marcaram presença no encontro para conversar com os agricultores locais e dialogar sobre o setor.

Após as apresentações de vídeos institucionais da Aiba, o supervisor de fiscalização do CREA, na região, Daniel Alcântara Filho, explicou sobre o preenchimento do check list de documentos exigidos pelo órgão, que deve ser cumprido pelos produtores para evitar notificações e multas quando houver a visita do fiscal na propriedade. Participaram, ainda, o comandante da CIPE Cerrado, Major Giovanni, com informações sobre a segurança na área rural e a Operação Safra, a Abapa, que foi representada por Douglas Fernandes que discorreu sobre o laboratório de análise de fibra e a parceria com os agricultores da região de Roda Velha.

Alguns problemas com a segurança pública e a baixa oferta de energia, assim como as conquistas da comunidade também fizeram parte das discussões. A produtora local Marizete Zuttion, propôs a articulação de uma parceria entre os agricultores para a construção do muro da escola estadual que atende alunos de Roda Velha. “Devemos solicitar o levantamento de valores para a construção do muro completo e assim, fazer um rateio entre as pessoas que queiram contribuir. Sei que é uma escola estadual e dependemos de licença e autorização para realizar esse trabalho, assim que tivermos o aval, podemos pensar nessa possibilidade”, disse ela.

Em um breve e emocionante momento, o grupo da Aiba dedicou uma homenagem ao produtor rural Célio Zuttion. No primeiro semestre, ele esteve internado na UTI, com Covid-19, mas, atualmente, está plenamente recuperado.



Ascom Aiba

Compartilhe no Google Plus

Sobre CHICO DUVALLE

Chico Duvalle - Jornalista DRT-MA 1741 / Radialista DRT-MA 1008
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Enviar um comentário