NOVA SAFRA E OS QUATRO “S” DA BOA SEMEADURA

A nova temporada de cultivo da soja na região do Matopiba está iniciando, e com isso novas estratégias são montadas para que a safra torne a ser recorde. Para garantir o sucesso, os agricultores têm se preocupado em como iniciar suas lavouras de forma responsável e segura que garanta maior produtividade, tendo a semente como matéria-prima fundamental para atingir o objetivo.

Para o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho da Bahia – Aprosoja Bahia, Leandro Köhn, a procedência de uma semente de soja certificada é sinônimo de segurança e confiabilidade ao produtor. “Uma boa safra inicia com a escolha de uma boa semente. Uma lavoura com sementes com qualidades fisiológica, sanitária, genética e física, garantirá aos sojicultores ganhos em produtividade”, destacou.

De acordo com o vice-presidente da Associação dos Produtores de Sementes dos Estados do Matopiba – Aprosem, Celito Missio, “a semente é o item mais importante na agricultura, pois cada unidade traz consigo uma carga de tecnologia para o campo, e esta deve ser bem aproveitada pelo produtor. A qualidade deve estar presente, para ter a capacidade de germinar com vigor”.

Missio destaca que nos anos de 1980 a Bahia colhia de 25 a 30 sc/ha, e atualmente a média é de 67 sacas, com diversos agricultores colhendo glebas com 100 sc/ha. Tudo isso devido a organização e a integração da semente, semeadura, semeadoura e semeador, sendo os quatros “S” que garantem o sucesso de uma boa safra.


A semente tem embarcada em si o melhoramento genético e a adaptação das cultivares para cada situação de solo, juntamente com resistências ou tolerâncias a diversos fatores. A semeadoura, cada dia com mais inovações, tem possibilitado rapidez e eficiência na colocação de cada semente em sua devida posição no solo.

Sobre a semeadura, este é um dos mais importantes momentos do cultivo, pois é único e vários fatores podem afetar sua assertividade. Da mesma forma, o semeador é o operador preparado para gerenciar cada metro de semeadura, juntamente com auxiliares que monitoram constantemente o andamento da semeadoura, avaliando se tudo está em conformidade.

Ascom Aprosem

 


PUBLICIDADE


Compartilhe no Google Plus

Sobre CHICO DUVALLE

Chico Duvalle - Jornalista DRT-MA 1741 / Radialista DRT-MA 1008
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Enviar um comentário