DIA DE CAMPO NO OESTE DA BAHIA APRESENTA SOLUÇÕES PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE COM INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA

O sistema implantando na Fazenda Ana Terra, próximo a Luís Eduardo Magalhães, contribuiu para o incremento da renda com a produção de soja e do gado


A Prodap promoveu este mês o Dia de Campo sobre Integração Lavoura Pecuária (ILP) com o uso da Cria 4.0 na Fazenda Ana Terra, próximo a Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia. Em parceria com o Grupo Stracci, foram apresentadas as estratégias usadas para aumentar a produtividade da fazenda por meio do sistema. As técnicas de gestão da propriedade foram compartilhadas com pecuaristas e agricultores da região e de outros estados que compareceram ao evento.

A Fazenda Ana Terra tem 3.500 ha, parte da área é destinada aos cultivos de soja e de milho. No último ano, a produção de soja foi de 76 sacas por ha. Para a próxima colheita, a expectativa é atingir 80 sacas por ha. Com a Integração Lavoura Pecuária, a produtividade média aumentou aproximadamente oito sacas por ha.  

Em razão das mudanças climáticas na região, não é possível inserir uma nova cultura após o plantio da soja para a safrinha. Como alternativa, a fazenda cultiva capim no sistema de ILP para alimentação do gado. “As arrobas produzidas são equivalentes a cada ha de soja. A Integração Lavoura Pecuária proporciona quase o dobro do resultado da soja em uma mesma área”, explicou o gerente de negócios da Prodap, Igor Bianco.

Segundo Amauri Stracci, proprietário da fazenda, a decisão de introduzir a pecuária no local surgiu há pouco mais de cinco anos por incentivo de um amigo. A ILP diversifica a produção, como estratégia para maximizar o uso dos recursos naturais, ao aliar o aumento da produtividade com a conservação ambiental. 

“Achei interessante a repercussão dos convidados em relação ao sistema que uso na fazenda. Fui questionado sobre a razão de investir na pecuária e a resposta é simples, o sistema é sustentável e vem ao encontro do que espero em termos de produtividade. Sigo em parceria com a Prodap. A pecuária hoje faz parte da minha vida e da cultura do Grupo Stracci”, afirmou Amauri.

  Sobre a Cria 4.0

Conforme o gerente de negócios da Prodap, o foco do projeto de Cria 4.0 é gerar resultado e produzir carne de qualidade. Em um sistema de cria intensiva são adquiridas bezerras meio-sangue Angus com sete arrobas. Quando atingem nove arrobas, elas são submetidas a três Inseminações Artificiais em Tempo Fixo (IATF) para elevar a eficiência reprodutiva do rebanho. Após a realização do procedimento, as novilhas vazias, ou seja, que não emprenham, são vendidas com peso médio de 15 arrobas a pasto. 

De acordo com Igor Bianco, neste sistema, a vaca só tem uma cria ao longo da vida e permanece cerca de 16 meses na fazenda. Durante esse tempo, o animal entra com sete arrobas, pari um bezerro e depois é abatido com 20 arrobas no sistema a pasto. 

“Considerando a área disponível para a Integração Lavoura Pecuária, a produtividade é de 39 arrobas por ha, o que gera um lucro aproximado de R$ 4.800 por ha. Quando dividimos o resultado pela área fixa de pasto, que corresponde a 8%, essa produção chega a 123 arrobas por ha com lucro líquido de R$ 17.100 por ha”, aponta Bianco.

O modelo tem trazido ganhos de produtividade na Fazenda Ana Terra, em direção oposta de outros produtores. Amauri Stracci cede cada vez mais espaço para a pecuária em sua propriedade, como consequência alcança resultados significativos. 

Sobre a Prodap

Há mais de 40 anos no mercado, a Prodap, empresa com sede em Belo Horizonte (MG), tem revolucionado o setor da pecuária por meio de soluções integradas de consultoria, tecnologia e nutrição para as fazendas de gado de corte e de leite em todo o país. 

Em 1992, foi pioneira ao desenvolver o primeiro software para gestão pecuária do Brasil, o Prodap Profissional. Ao longo dos anos, a tecnologia foi aprimorada e, atualmente, a empresa conta com três softwares de gestão: Prodap Views, Prodap Smartmilk e Prodap Fabs, além da Metodologia Prodap, um pacote de gestão totalmente personalizado.

Pensando na evolução constante do setor, desenvolveu a Lore, uma inteligência artificial utilizada em 46 fazendas-piloto de clientes da empresa. 

Race Comunicação


Amanda Barreto: (11) 95203-2586

Eduardo Atalla: (11) 98193-5907

E-mail: imprensa.prodap@agenciarace.com.br

Compartilhe no Google Plus

Sobre CHICO DUVALLE

Chico Duvalle - Jornalista DRT-MA 1741 / Radialista DRT-MA 1008
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Enviar um comentário