ABAPA PRESENTE À CERIMÔNIA DE POSSE DE GUSTAVO SPADOTTI NA EMBRAPA TERRITORIAL


O presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Luiz Carlos Bergamaschi, participou, na manhã desta segunda-feira (11), da cerimônia de posse do novo chefe-geral da Embrapa Territorial, Gustavo Spadotti, na sede da unidade temática da instituição, em Campinas/SP. Spadotti sucederá Evaristo de Miranda à frente do órgão, que tem contribuído sobremaneira na geração de dados e informações acerca da relação entre uso do solo e produção de alimentos, essenciais para criação de políticas públicas para a gestão ambiental e produtiva no território nacional, como o foi a criação do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Em oportunidades diversas, a Embrapa Territorial e a Abapa estabeleceram parcerias, como a que mapeou a conservação do bioma do cerrado no Oeste da Bahia e, a mais recente, o programa Monitora Oeste, aplicativo que emite alertas sobre a ocorrência de ferrugem da soja e mancha de ramulária nas lavouras do cerrado baiano. A cerimônia contou com a presença de Celso Moretti, presidente da Embrapa, de José Tadeu Jorge, representando Dário Saadi, prefeito de Campinas, da ministra da Agricultura Tereza Cristina e de Andreia Moura, superintendente do Ministério da Agricultura em São Paulo.


Segundo Bergamaschi, a Embrapa é a sigla por trás do grandioso sucesso da agricultura brasileira, a partir dos anos de 1970. “Foi a pesquisa científica e a expertise de profissionais gabaritados, aprimorados pela instituição, que permitiu ao país tropicalizar cultivos como a soja, transformar os solos ácidos do cerrado em propícios a culturas antes lá inimagináveis, como o algodão, tornando o Brasil protagonista da sua própria Revolução Verde. A Abapa se orgulha de ser parceira da Embrapa e da Embrapa Territorial, e é muito grata ao Dr Evaristo de Miranda pela sua grande contribuição para a cotonicultura do cerrado da Bahia. Temos certeza de que Gustavo Spadotti levará adiante esta missão com muito brilho, e poderá contar sempre com a nossa contribuição”, afirmou.




11.04.2022

Imprensa Abapa

Catarina Guedes – Assessora de imprensa

(71) 98881-8064
Compartilhe no Google Plus

Sobre CHICO DUVALLE

Chico Duvalle - Jornalista DRT-MA 1741 / Radialista DRT-MA 1008
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Enviar um comentário