PARQUE VIDA CERRADO PRESTA HOMENAGEM A PRODUTORES RURAIS E EMPRESAS NA BAHIA FARM SHOW


O Parque Vida Cerrado – primeiro e único centro de conservação da biodiversidade, pesquisa e educação socioambiental idealizado pela Galvani Fertilizantes, sua principal mantenedora – homenageou, durante realização da Bahia Farm Show, patrocinadores e parceiros na manutenção de suas  atividades e realização de projetos. A homenagem contou com a entrega de certificados para empresas que adotaram animais na categoria “Programa de Conservação de Espécies Ameaçadas” e agradecimento para produtores rurais e propriedades agrícolas que são “Amigos do Parque”, “Parceiros de Projetos” e “Fazendas Parceiras”.

Para a bióloga e coordenadora do Parque Vida Cerrado, Gabrielle Bes da Rosa, a homenagem é um agradecimento aos parceiros que têm o compromisso de exercer sua responsabilidade socioambiental. “No campo ou na cidade, produtores e empresários do agronegócio entendem que é preciso valorizar a atividade, buscar uma agricultura mais conservacionista e diminuir os impactos da cadeia produtiva. É mais benefício ao meio ambiente, mas também para a agricultura, que ficará mais sustentável e competitiva. Importante destacar que toda e qualquer empresa, independente do porte ou segmento de atuação, pode somar forças a esse esforço conjunto na região, tornando-se um patrocinador. Empresas responsáveis se comprometem com o meio ambiente”, evidencia.

No “Programa de Conservação de Espécies Ameaçadas”, receberam certificados as empresas Brasitrans, JCO Bioprodutos e AvantiAgro, que adotaram animais das espécies cervo-do-pantanal, arara-azul e lobo-guará, respectivamente. Na categoria “Amigos do Parque”, as empresas Mauricéa e Hotel Solar – parceiras no fornecimento de alimentação para os animais do criadouro e na cessão de diárias para hospedagem de pesquisadores – foram
homenageadas. Já na categoria “Parceiros de Projetos”, ADM do Brasil, Sementes Oilema, Condomínio Irmãos Gatto Agro, Condomínio Santa Carmen e AIBA se destacaram no apoio à realização de importantes projetos, como restauração de vegetação nativa de alta eficiência em áreas de propriedades agrícolas, monitoramento para levantamento de fauna nas reservas legais e APPs e protocolo de reintrodução e soltura de lobos-guará em vida livre.

Na categoria “Fazendas Parceiras”, as fazendas Picos (Família Wesphalen); Nossa Senhora do Carmo (Família Missio); Agro Gatto (Família Gatto); Fênix (Família Mariussi); Fazenda São João (Família Franciosi); Sama (Família Bergamaschi); Querência (Família Viccini) e Colorado (Família Guerra) foram lembradas pelo apoio na cessão de espaço e de pessoal nas propriedades para desempenho das atividades dos projetos.

*COMPROMISSO COM GERAÇÕES FUTURAS*

Presente à cerimônia, o diretor presidente da JCO Bioprodutos, Sr. José Cláudio de Oliveira, reafirmou a responsabilidade da empresa – que se dedica ao desenvolvimento e comercialização de produtos biológicos no Oeste baiano – com a sustentabilidade e as futuras gerações. “A conservação das espécies é de extrema importância, por isso o trabalho realizado pelo Parque Vida Cerrado é imprescindível, garantindo a reprodução e a reintrodução desses animais à natureza. A partir dessa iniciativa, valorizamos a vida e permitimos que as futuras gerações possam conhecer os animais da nossa fauna. A sustentabilidade sempre será um compromisso da JCO”, destacou o empresário que adotou animais da espécie arara-azul.

*PARCERIA DE LONGA DATA*

O diretor comercial da Brasitrans, Emmanuel Gayoso Filho, comentou o agradecimento recebido pela adoção de animais da espécie cervo-do-pantanal. “Somos parceiros desde a nossa chegada à região. À época, o parque ainda se chamava Parque Fioravante Galvani. Desde então, mantemos essa parceria que muito nos orgulha. Os benefícios vão desde o nosso compromisso socioambiental com a região, na qual mantemos parte do nosso negócio, até a exposição positiva de nossa marca atrelada a um projeto único e de tamanha importância, como este que é desenvolvido pelo Parque Vida Cerrado na conservação de espécies do bioma. Este é o nosso compromisso com o futuro e, também, com a longevidade da nossa empresa. Estamos muito felizes pela homenagem”, destacou.

*SEJA UM PATROCINADOR*

Para patrocinar os projetos e ações do Parque Vida Cerrado, empresas dos mais diferentes segmentos e portes encontram, à disposição, diversos planos de patrocínio. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail gabrielle@vidacerrado.org.br, pelo telefone (77) 99934-7710 ou diretamente pelo site (www.vidacerrado.org.br). 

*PARQUE VIDA CERRADO*

Com o objetivo de assegurar a variabilidade genética das espécies, o Parque Vida Cerrado conta com um criadouro científico de fauna silvestre para fins de conservação, a partir da reprodução e encaminhamento para programas de reintrodução em vida livre e às instituições que mantém animais sob cuidados humanos. Atualmente, mantém em seu plantel 28 animais, de 08 diferentes espécies nativas (arara-azul-grande, lobo-guará, ema, bugio-preto, veado-catingueiro, cervo-do-pantanal, tamanduá-bandeira e gavião-de-rabo-branco),
sendo 5 delas ameaçadas de extinção. Além disso, conta ainda com um centro de excelência em restauração com ampla expertise no bioma Cerrado, com mais de 30 espécies nativas em seu viveiro. Alcançou a marca de mais de 240 mil mudas distribuídas para programas de rearborização urbana e recuperação de áreas degradadas e capacitou centenas de coletores de sementes nos assentamentos rurais. Por meio do seu núcleo de projetos e atividades socioambientais, já envolveu mais de 30 mil pessoas em suas ações.
Compartilhe no Google Plus

Sobre CHICO DUVALLE

Chico Duvalle - Jornalista DRT-MA 1741 / Radialista DRT-MA 1008
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Enviar um comentário