BARREIRAS VAI GANHAR PRIMEIRA NECRÓPOLE PARTICULAR


O projeto obedece a padrões internacionais de sustentabilidade ambiental e conforto emocional


A morte é um tabu para muitos povos. O assunto, tido como desconfortável, foi pauta da reunião entre o poder público municipal e um grupo de empresários de Barreiras, que viu no nicho uma oportunidade de tratar o tema e os rituais de despedida com mais leveza. É o que propõe o Parque dos Ipês, primeiro cemitério particular do Oeste baiano, cujo projeto foi apresentado ao prefeito Zito Barbosa e ao vice-prefeito Emerson Cardoso.

Com licenças ambientais já expedidas, as obras devem ser iniciadas ainda no segundo semestre deste ano, com previsão de entrega no primeiro semestre de 2023.

“O Parque dos Ipês retrata o avanço que Barreiras vive na atualidade. O projeto imprime um estilo inovador e harmônico. Será conhecido como parque por contar com a construção de jazigos no subsolo; uso de lápides indicativas, bem diferente dos antigos cemitérios em formatos de mausoléus com túmulos construídos acima do solo, que criam um ambiente pesado e pouco acolhedor”, explicou um dos investidores Elvismar Costa.

A sustentabilidade ambiental é um dos pilares do projeto, submetido a um rigoroso processo de licenciamento. “Priorizamos a utilização de tecnologias que impedem contaminação de solo, mas entendemos que era necessário inovar e trazer também métodos de gestão e suavização do luto, com padrões internacionais, a fim de proporcionar o conforto emocional aos entes em um momento difícil”, ponderou um dos sócios, o empresário Thiago Quinteiro.

Infraestrutura - O empreendimento será construído em uma área de 6 hectares e vai dispor de duas salas de velórios climatizadas, com espaço para descanso e reuniões dos familiares enlutados; floricultura; lanchonete; área administrativa; espaço de convivência; capela para celebração de missas; carrinhos elétricos para transportes de urnas e pessoas com mobilidade reduzida. O diferencial fica por conta do sistema de transmissão ao vivo do velório para os familiares e amigos que porventura não possam estar presentes na ocasião.

Com ruas amplas e totalmente asfaltadas, pista de caminhada e guarita de segurança no acesso ao parque, o novo cemitério oferece um serviço de total apoio às famílias nos momentos em que elas mais precisam. O paisagismo também foi pensado em proporcionar mais acolhimento. Para tanto, recorreu a elementos que transmitem sensações de paz e tranquilidade, como a água dos lagos artificiais.

Para quem gostaria de prestar uma despedida digna ao fiel companheiro de quatro patas, o cemitério terá, ainda, um espaço pet e futuramente contará também com o serviço de crematório.

O cemitério Parque dos Ipês chega para desafogar a demanda por serviços obituários, atualmente limitada ao setor público.



Compartilhe no Google Plus

Sobre CHICO DUVALLE

Chico Duvalle - Jornalista DRT-MA 1741 / Radialista DRT-MA 1008
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Enviar um comentário