A ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, afirmou que os eventos climáticos extremos “já são uma realidade” no Brasil. Ela sobrevoou na manhã desta 4ª feira (22.fev.2023) as áreas atingidas pelas chuvas na Vila Sahy, no bairro Barra do Sahy, em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo.
"Infelizmente, isso (possibilidade de eventos climáticos extremos) não vai mudar em função da mudança do clima. O que precisamos é fazer os processos de adaptação para que a população não tenha que pagar esse preço cada vez que se instala o processo extremo”, disse em entrevista à TV Vanguarda, afiliada da TV Globo.
A ministra estava acompanhada do governador do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), do prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), e do vice-prefeito, Reinaldinho Moreira (Podemos). A comitiva também visitou um abrigo instalado no Instituto Verdescola, na praia Barra do Sahy.
O município foi um dos mais afetados, com 47 mortes até o último boletim da prefeitura divulgado às 11h23 desta 4ª feira (22.fev).
Durante a visita, Marina Silva também afirmou que o Ministério do Meio Ambiente irá implementar ações de planejamento para prevenir novos desastres causados pelas chuvas.
“Vamos pensar em ações em todo tempo, não só quando houver emergência, criando sistemas de alertas efetivos, criando cultura de alerta para própria população, sistemas de fuga, processos que sejam planejados”, disse em entrevista.