FOTO: ASCOM- PMLEM
Da esquerda para a direita: O gerente de Agricultura, Maicon Padovan; um dos representantes da Biocross, Luciano Rodrigues; o secretário de Agricultura, Kenni Henke e o secretário de Meio Ambiente, Jefferson Café
O agricultor Rubens de Sá produz há 20 anos em Luís Eduardo Magalhães, na comunidade de Vereda Alegre. Com a sua documentação em dia, participa do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE), fornecendo tapioca e rapadura para a merenda do município.
"É muito importante fazer parte da DAP, do PRONAF, das linhas de crédito e de financiamento, vendendo os nossos produtos que são feitos de forma artesanal, para os governos federal, estadual e municipal", contou.
Como o senhor Rubens, outros trabalhadores rurais buscam essa oportunidade de crescimento. E com o objetivo de implantar o manejo sustentável em Luís Eduardo Magalhães, a Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, em parceria com a Biocross, promoveu nesta terça-feira (01), o 1° Encontro da Agricultura Familiar Sustentável.
O evento reuniu agricultores das Vila I, II e IV, Nova Esperança, Bom Recreio, Vereda Alegre e Terra Gentil.
O secretário de Meio Ambiente, Jefferson Café prestigiou o encontro e falou da importância da parceria com a Agricultura.
"O objetivo é desmistificar a questão de que o Meio Ambiente é inimigo do agricultor, orientando os produtores sobre as medidas e cuidados que eles devem ter com o meio ambiente, inclusive com a adoção de boas práticas agronômicas", pontuou.
*Selo Municipal da Agricultura Familiar Sustentável*
O secretário de Agricultura, Kenni Henke anunciou o lançamento do Selo da Agricultura Familiar Sustentável, que vai identificar a origem do que é produzido em Luís Eduardo.
A expectativa é de que nessa primeira etapa, 45 agricultores recebam o Selo, seguindo critérios como uso racional da água, preservação de áreas de Proteção e reservas.
"A partir desse momento, nós vamos trabalhar para sermos sustentáveis, buscando corrigir todos os problemas que existem, independente da época em que foi criado",explicou Kenni.
"Nós estamos fechando o ciclo, não adianta apenas produzir e não vender. Também trouxemos quem compra, para entender o nosso processo de produção",concluiu.
Também participaram do evento, os representantes da Biocross, Matheus Castro, Luciano Rodrigues e Michel Guimarães. E o gerente de Agricultura, Maicon Padovan.